Uma breve análise do papel das agências reguladoras no episódio da nova regulação para combustíveis

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da UnaReg. 

 

João Pizysieznig Filho1
Marcus Werner2

 

Para se avaliar a atuação de agências reguladoras é preciso que se defina com clareza o que se deve esperar delas. Em outras palavras, é necessária uma digressão conceitual a respeito do papel das agências reguladoras na economia.

 

A criação das agências reguladoras remonta à criação do estado moderno, que substituiu as monarquias absolutistas a partir do século XVIII. Historicamente, então, as agências fazem parte do processo de democratização do estado. Foi, contudo, a partir dos anos 30 do século passado, quando o estado passou a liderar programas desenvolvimentistas, que as agências afloraram em vários países. Como exemplo brasileiro, pode-se citar o Instituto Brasileiro do Café (IBC) e o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), que tinham, ao mesmo tempo, cunho executivo e regulatório. Somente a partir dos anos 90, tais agências no Brasil passaram a receber a designação de reguladora.

 

Se, antes, o estado criava agências visando implementar suas políticas, como nos casos do café, açúcar e álcool, a existência de uma agência reguladora, após os anos 90, passou a ser fundamentada pelas falhas de mercado. De fato, o que justifica a existência de uma agência reguladora é a defesa do interesse público, quando o mercado, devido a características estruturais, não dá conta de atendê-lo. O interesse público, todavia, não pode ser analisado de forma rasa, pois a regulação deve levar em conta, também, a viabilidade econômica privada da produção do bem regulado. Em consequência, cabe às agências gerir o conflito de interesses entre o setor privado, de obter lucros e o interesse público, de ter à disposição bens e serviços de qualidade por preço justo e, por óbvio, o interesse público não significa o governamental.
Isto exige das agências conhecer os processos produtivos e as estruturas de mercado, bem como ser sensível ao interesse público, difuso e multifacetado por natureza. Assim, para cumprir seu mister, é mandatório que as agências, além da autoridade regulatória formal, desfrutem de autoridade técnica, pois ambas conferem legitimidade às suas normas. Esperase, dessa forma, que as agências constituam-se em “think tanks” setoriais de excelência. A competência técnica das agências tem, como se percebe, maior alcance do que sua autoridade normativa. Espera-se que elas sejam chamadas a opinar sempre que os setores em que atuam estejam sendo objeto de regulações em outras esferas, como no legislativo, executivo e judiciário. Para tanto, devem atuar com isenção e autonomia em relação a interesses políticos.

 

Posto este arcabouço conceitual, pode-se afirmar que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) apresentou altos e baixos frente à recente crise dos combustíveis, que levou à paralisação do país na greve dos caminhoneiros. A reação tempestiva veio com o Despacho nº 671 da ANP, publicado no DOU em 25 de maio de 2018, na qual flexibilizou várias exigências:

 

1. liberou tanto os postos de combustíveis quanto revendedores de gás liquefeito de
venderem exclusivamente produtos da marca do distribuidor a que estão vinculados;
2. aboliu os estoques operacionais mínimos, pois estes deveriam ser utilizados para o
fim, mesmo, de abastecer o mercado durante a crise;
3. reduziu o percentual mínimo de etanol anidro na gasolina de 27% para 18% e de
biodiesel, de 10% para zero, no óleo diesel; e
4. permitiu aos atacadistas, fornecedores de combustíveis para grandes frotas, os TRR
(Transportador, Revendedor, Retalhista) venderem direto aos postos de varejo.

 

Em uma série de ações nesta crise, a ANP ficou, contudo, à mercê da atuação errática do Governo. Diferentemente, agiu o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que produziu um documento com reflexões e proposições, denominado Repensando o Setor de Combustíveis: medidas pró-concorrência http://www.cade.gov.br/acesso-ainformacao/publicacoes-institucionais/contribuicoes-do-cade/contribuicoes-docade_medidas-28maio2018-final.pdf ). O documento do CADE acabou levando à constituição de um grupo de trabalho conjunto entre este órgão e a ANP, para discutir as propostas nele contidas ( http://www.cade.gov.br/noticias/cade-e-anp-instituem-grupo-de-trabalho-paraanalisar-mercado-de-combustiveis ).

 

As críticas à atuação da ANP podem ser verificadas no documento do CADE. Uma questão fulcral está na proibição imposta pela Agência desde 2009, e mantida durante a crise, para a venda de etanol diretamente das usinas para os postos de abastecimento. Quem defende a proibição afirma que, com a venda direta, corre-se o risco de sonegação de impostos e fraude na qualidade do produto. As vantagens óbvias da venda direta são a exclusão da remuneração de um dos elos da cadeia, o elo da distribuidora, e a eficiência logística, evitando que o produto “passeie” até os tanques da distribuidora e depois volte para um posto de abastecimento próximo à usina de etanol. Como há quase 400 usinas espalhadas pelo país, é de se esperar uma grande economia logística com a venda direta. Já a maior possibilidade de sonegação e fraude no produto deveria ser tratada no âmbito da obrigação dos órgãos de fiscalização, tanto a ANP, como as receitas estaduais. Sob a justificativa de facilitar a arrecadação e a fiscalização da qualidade dos combustíveis não se pode onerar o consumidor e, portanto, prejudicar a eficiência econômica do país. O eventual maior custo da fiscalização, certamente será menor do que o custo hoje imputado aos consumidores.

 

Com respeito ao óleo diesel, por meio da Medida Provisória nº 838 e do Decreto nº 9.392, ambos de 30 de maio de 2018, o Governo alçou a ANP à operadora de uma subvenção sobre os preços de venda do óleo diesel, a ser creditada a distribuidoras e importadores do produto. A MP estabelece que a subvenção deverá durar até 31 de dezembro de 2018 ou até a despesa total com as subvenções atingir R$9,5 bilhões. A ANP também foi instada a regular a frequência de reajustes dos preços dos combustíveis pela Petrobras e, para tanto, abriu uma consulta pública para colher contribuições a respeito ( http://www.anp.gov.br/images/Consultas_publicas/2018/TPC/TPC-Repasse-do-Reajuste-Precos-Aviso.pdf ). Em ambos os casos, na subvenção e no controle de preços, a ANP está sendo vítima de uma distorção institucional frente aos objetivos para o qual foi criada.

 

Há, ainda, uma impropriedade no Decreto nº 9.392, pois estabelece que a subvenção nos preços do diesel seja dada com base na média aritmética dos preços de venda do produto.
Ora, é patente que a média ponderada pelo volume de cada nota fiscal seria um parâmetro mais consentâneo do que a média aritmética simples. A esta impropriedade caberia à ANP, como órgão técnico, manifestar-se.

 

A regulação pela ANP da política de preços da Petrobras, do ponto de vista institucional, é, certamente, um desgaste desnecessário, pois, se o governo brasileiro é o acionista controlador da empresa, ele tem poderes para ditar a ela sua própria política de preços, sem ter que “triangular” com a ANP uma regulação dessa política, mesmo que seja apenas com respeito à frequência dos reajustes. Ademais, o controle de preços via regulação fere a Constituição já no seu primeiro artigo, que elenca os fundamentos da República, entre eles, o da livre iniciativa.

 

A atuação da ANP vis a vis a do CADE, neste episódio, causa certa espécie. Por que as duas agências tiveram comportamentos tão distintos? O CADE, embora não formalmente, parece ter mais autonomia do que as demais agências reguladoras. A ANP teve sua institucionalidade desrespeitada, assumindo papel de gestora de subvenção e de controladora de preços. A atuação das agências é, sem dúvida, sujeita às normas hierarquicamente superiores. As leis e decretos federais têm ascendência sobre as resoluções e portarias das  agências. Mas essa atuação não tem que ser subalterna. A estabilidade institucional das agências deve ser vista como uma espécie de cláusula do contrato social entre governo e sociedade. Já, a contribuição técnica das agências, mesmo quando contrarie as proposições governamentais, deveria ser bem-vinda, pois discordar não deveria significar opor-se. Durante a greve dos caminhoneiros faltou lucidez ao Governo na edição de normas visando a solução da crise. Iluminar o ambiente regulatório com análises e proposições seria, certamente, um papel que se espera das agências reguladoras.

 

 

 

1 Especialista em Regulação na Agência Nacional de Petróleo – ANP.
2 Especialista em Regulação na Agência Nacional de Petróleo – ANP.