Entidades do FONACATE definem ações imediatas para a campanha salarial 2023

Ofício para o Ministério da Gestão e a definição do Dia Nacional de Mobilização estão na pauta

[]

Fotos: cortesia ANFIP 

Ontem, dia 11/01, a UnaReg participou da reunião extraordinária do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE) para definir as ações prioritárias pelo reajuste emergencial para os servidores do Executivo Federal. 

Dentre elas, o envio de um ofício conjunto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e a definição do Dia Nacional de Mobilização, marcado para 31 de janeiro. 

Para o presidente Elson Silva, a reunião foi importante para dar continuidade ao diálogo iniciado durante o governo de transição, especialmente porque a homologação do reajuste para as carreiras do Judiciário, Executivo, Ministério Público e Defensoria Pública aumenta ainda mais a pressão por um reajuste emergencial para as carreiras do Executivo Federal.


“É imprescindível marcar presença junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para que seja dado um reajuste emergencial independente da abertura da mesa para tratar de outras questões específicas de reajustes e benefícios de cada carreira”, enfatiza.

A participação dos servidores federais no Dia Nacional de Mobilização, marcado para o próximo dia 31 de janeiro, é outro aspecto lembrado pelo presidente Elson.


“Não podemos perder de vista que somente no último governo tivemos perdas que giram em torno de 27% e considerando que estamos desde 2017 sem reajustes, ao contrário de outras carreiras, nossa perda é maior ainda. Então, a participação dos servidores federais no dia 31 de janeiro e em outras ações do calendário da campanha salarial 2023 será fundamental”, complementa.