Anatel à serviço do resgate das vítimas em SP

Tecnologia usada por fiscais da Agência foi responsável por encontrar 3 crianças e localizar 5 corpos

[]

A tragédia ocorrida no Litoral Norte de São Paulo no último fim de semana tem exigido uma atuação rápida e conjunta dos entes federativos e das diversas equipes de resgate.

Dentre os esforços promovidos pelas autoridades federais, estaduais e municipais, a UnaReg ressalta e parabeniza o trabalho dos servidores da Anatel, que prontamente se colocaram à disposição das equipes de buscas oferecendo recursos humanos e tecnológicos para somar nos esforços de localização das vítimas da tragédia;

Na ocasião, foi utilizado o analisador de espectro, um equipamento que tem a capacidade de monitorar radiofrequências, junto com uma antena especial para identificar sinal dos celulares soterrados, isso porque há a probabilidade de um aparelho celular estar bem próximo de um corpo, embaixo dos escombros.Após a identificação do sinal, os servidores da Anatel podem apontar um local com maior probabilidade das equipes de resgate encontrarem vítimas.

Essa utilização do equipamento é inovadora no Brasil e demonstra como a criatividade dos servidores públicos encontra soluções para atender às necessidades da população.  No caso da tragédia de SP, ao colocar à disposição das equipes de resgate um agente de fiscal para tentar localizar sinal de celulares soterrados, a Anatel comprova o quanto a tecnologia pode ser útil em diversas situações que afetam a sociedade.

No cotidiano, a ferramenta visa monitorar radiofrequências que podem interferir e prejudicar serviços de telecomunicação, inclusive transmissões de rádio e TV. Mas no caso da tragédia foi bastante útil para tornar mais ágil o trabalho de buscas das vítimas.

A UnaReg se orgulha dos seus associados Anatel e de todos os servidores da Agência que estão sempre  a postos para fazer o seu melhor.