ANER mantém em 2016 tentativa de diálogo com o Sinagências e aguarda retorno

[]

Desde a primeira semana da posse da Nova Diretoria ANER, em agosto de 2015, através de um esforço concentrado do seu novo presidente, Thiago Botelho, que reforça a cultura do diálogo, ocorreram diversas iniciativas no sentido da aproximação entre aqueles que se apresentam como legítimos representantes dos Servidores Federais das Agências Reguladoras, com o intuito, unicamente, de defender os interesses coletivos e somar esforços, sendo a harmonia, sobretudo, uma necessidade quando se pensa no bem comum.  Dessa forma, através de cartas e notas, tentativas em números plurais, foram direcionadas ao Sinagências pela Associação na tentativa de um trabalho conjunto, pela causa, permanecendo a Associação, até a presente data sem uma resposta a sua solicitação para uma simples reunião de entendimento.  

 

Disse Botelho em seu discurso de posse: "assim, é preciso ter análise crítica e sairmos da armadilha do passado.  Como nos ensinou Nietzsche, a vida é uma 'sucessão de momentos' e acontece agora, no presente. Não no passado, nem no futuro", enfatizou ao falar da necessidade da harmonia entre todas as partes interessadas, em nome da causa, sem repetir erros de outrora.

 

A luta pelo subsídio, remuneração isonômica, Ciclo de Gestão, mudança no requisito de acesso para os Técnicos em Regulação e Administrativos e outras demandas poderiam ter alcançado resultados superior ao que se alcançou se essa aproximação entre a ANER e o Sinagências tivesse ocorrido da forma que desejou a Associação. Houveram consideráveis vitórias, a exemplo do subsídio, mas as conquistas não foram plenas e muito se tem a trabalhar, para que enfim se atenda as expectativas daqueles por quem trabalhamos.  

 

A ANER entende seu papel de protagonista na representação dos profissionais das agências reguladoras e assim continua seu pensamento no futuro, dessa forma, dentre outras ações,  inicia o ano com a implantação de um Novo Serviço Jurídico sem custo para seus associados, reúne-se já no primeiro mês do ano com os servidores em reunião ampliada para ouvi-los e saber de suas expectativas, criará comissões para pautar necessidades internas de cada agência reguladora e mantém um canal aberto para interação entre as partes interessadas.  

 

A Associação continua em 2016 o foco nas metas almejadas desde a posse da nova Diretoria, entendendo que é para frente que se anda, é objetivo ainda a constituição de núcleos de discussões, a defesa da boa técnica na regulação dos mercados, e a retomada da produção acadêmica, a ideia da Escola Nacional de Regulação, de forma a constituir capacitação perene para os Servidores do Quadro Efetivo, etc.


Reiteramos o entendimento dessa Associação que para o bom funcionamento do modelo de regulação e melhores condições de trabalho é preciso ter Agências Reguladoras fortes.  Isso só é possível com Servidores
capacitados, desenvolvendo atividades típicas de Estado, de forma estruturada e trabalhando em conjunto, entre os próprios servidores, mas sobretudo junto as suas forças representativas. A ANER se mantem a disposição do Sinagencias para dialogar e juntos definirmos pautas conjuntas em atendimento ao interesses dos Servidores Federais.



Confira abaixo a integra das cartas enviadas ao Sinagências em 2015.


Carta número 45/2015





Resposta











Carta número 54/2015 - Sem resposta








Acesse a nossa fanpage - facebook.com/fanpageaner

#juntossomosmaisfortes