Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Boas Práticas Regulatórias foi pauta de encontro entre UnaReg e MDIC

Há 1 ano

Há 1 ano

Autor:UnaReg
Fonte: UnaReg

Ouvir texto

Parar

Na última sexta, 14 de abril, diretores da UnaReg estiveram reunidos com o Departamento de Análise de Impacto Regulatório e Modernização Normativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para discutir iniciativas referentes ao que o MDIC chama de Boas Práticas Regulatórias. O objetivo da reunião foi conhecer o trabalho do departamento, especialmente no que se refere ao Selo de Boas Práticas Regulatórias, instituído pela Portaria GM/MDIC nº 69 de 3 de abril de 2023.


"Enquanto entidade representativa de servidores efetivos, estamos fazendo um trabalho proativo para entender como o novo governo tem pensado o setor da regulação. Então, quando o MDIC publicou a Portaria nº 69, a UnaReg expôs o desejo de conhecer o trabalho do departamento e como esse trabalho pode impactar as agências reguladoras", explicou o presidente Elson Silva. Participaram também, pela UnaReg, os diretores Thiago Botelho e Denise Domingos.


Pelo MDIC participaram a diretora Sabrina Favero, o coordenador Henrique Cavalieri e a chefe de divisão Marne Melo que, juntos, citaram as principais ideias defendidas pelo Governo para o setor. Ao que tudo indica, é possível que haja uma reedição do PROREG, antigo Programa de Fortalecimento da Gestão Regulatória.


Outras iniciativas estão sendo implementadas, como a consolidação dos decretos relativos à política regulatória e um projeto de criação de um Conselho de Governança da Regulação, com a participação dos ministérios e agências reguladoras.

Nesse ponto, o presidente da UnaReg pontuou a importância de que avaliassem a participação dos servidores de carreira que estão há mais tempo nas agências e que não estão sujeitos a mandados como os dirigentes. A diretora Sabrina considerou a ideia excelente ideia e manifestou o desejo de conversar não somente com as entidades, mas também com a sociedade civil com intuito de aperfeiçoar a política regulatória no país.