FUNPRESP: conselheiros são empossados

Brasília, 16 de abril de 2015.

FUNPRESP

Conselheiros são empossados em cerimônia no auditório do Ministério da Previdência

Ontem (15/04), o Servidor Efetivo Thiago Feran Freitas Araújo, e demais conselheiros eleitos, tomou posse, como conselheiro titular, com mandato de quatro anos, no Conselho Deliberativo da FUNPRESP

 

Da dir. para a esq.: Paulo Mendes - ex presidente da ANER; Jailson Marques - presidente em exercício da ANER; Thiago Feran Freitas Araújo - conselheiro deliberativo da FUNPRESP e Associado ANER; e, Daniel Coradi - diretor da ANER

Também presente na cerimônia o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, desejou pleno êxito à atuação dos novos conselheiros.

Ainda em 26 de dezembro do ano passado, sem terem sido nomeados os eleitos, o FONACATE divulgou Nota Pública, assinada por todas as entidades representativas integrantes, entre elas a ANER, denunciando o descaso do governo federal. A chapa 3 - Gestão e Transparência, eleita para a compor os Conselhos Deliberativo e Fiscal da FUNPRESP foi criada no âmbito do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado - FONACATE e participam de sua composição indicados das entidades representativas do Fórum.

Os Conselhos Fiscal e Deliberativo são compostos por membros que representam tanto os participantes e assistidos, quanto os patrocinadores. Para representar os participantes, a Fundação realizou, em 2014, o primeiro pleito eleitoral, que marca a primeira gestão compartilhada e teve uma participação muito boa dos Servidores. A representação dos patrocinadores foi indicada pelos próprios.

Os Servidores Efetivos das ARs representam quase 40% dos beneficiários da Fundação e a ANER destaca a importância de plena transparência e competência na gestão dos fundos, para que o produto contratado pelos participantes seja devidamente entregue quando necessário. Ainda lembra que sua posição e de todas as demais entidades representativas dos Servidores Públicos Federais era contrária à criação da Previdência Complementar. No entanto, considerando ser fato consumado sua existência, orienta para que os novos integrantes do funcionalismo - aqueles que ingressaram a partir de 2013 - façam a adesão à Fundação e que acompanhem sua gestão. Somente como beneficiário da FUNPRESP o Servidor garante o aporte mensal até o limite de 8.5% por parte do Governo, além dos seus, para a formação de seu capital individual. Em caso de não adesão, o Servidor perde essa contribuição governamental a seu favor.

 

INSTITUCIONAL