Homenagem as mulheres no seu dia internacional

[]

E para marcar esta data, a ANER inicia a campanha pela regulamentação da redução de jornada e vamos além, propondo a inclusão na Lei nº 8.112/90, do direito das mães com filhos pequenos poderem optar por esta redução.

Apesar das disposições da MP nº 2.174, de 24 de agosto de 2001, que introduz a possibilidade de redução de jornada de trabalho, com redução proporcional da remuneração aos servidores com dedicação exclusiva e o posicionamento favorável do MPOG, por meio da Nota Técnica nº 40/2015/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP, algumas Agências Reguladoras insistem em não tratar do assunto.

Um exemplo disso é a ANVISA, que negligencia o tema e recentemente negou a redução de jornada a 19 servidoras.  Considerando o quadro de pessoal da ANVISA, percebe-se que o número de demandantes é muitíssimo reduzido para causar qualquer transtorno.

Neste dia 08 de março, as servidoras da ANVISA se mobilizam, com apoio da ANER, para sensibilizar a administração daquela Agência Reguladora para este tema. 


Mensagem da servidora da ANTAQ e diretora ANER
Gláucia Fattori Miguel


ANER parabeniza todas as suas associadas pelo Dia Internacional da Mulher e aproveita para propor uma reflexão sobre a necessidade de avanços na luta pela igualdade de gêneros no Serviço Público.

Apesar das Mulheres ocuparem 46% das vagas federais disponíveis através de Concurso Público, apenas 22% dos cargos de livre nomeação de direção e chefias são ocupados por Mulheres. Nas Agências Reguladoras esses dados se confirmam, já que aproximadamente 19% das cadeiras de Diretoria são ocupadas por Mulheres.

Estes números mostram que a Mulher ainda tem muitos desafios a vencer na busca pelo tratamento e oportunidades iguais, pois ainda há discriminação e preconceito a serem desmistificados no âmbito do serviço público. à‰ preciso que se entenda que a Mulher tem tanta capacidade quanto o homem para desempenhar a função pública e deve ocupar em mesma proporção os cargos de chefia e direção no Serviço Público.

A ANER participa da luta pela igualdade de gêneros, disponibilizando atendimento as suas associadas que sofrerem qualquer tipo de discriminação em relação ao seu gênero no exercício de suas atribuições, pelo endereço [email protected].

Vamos construir juntos um ambiente com mais igualdade e menos preconceitos dentro das Agências Reguladores. Juntos somos mais fortes!!