Jailson Marques é o presidente em exercício da ANER

Brasília, 04 de março de 2015.

Jailson Marques é o presidente em exercício da ANER

Em reunião nessa segunda-feira a Diretoria aprovou a ocupação do cargo de presidente em exercício da ANER por Jailson Marques -  então diretor administrativo - até o fim do mandato da atual gestão, em 30 de junho deste ano, após a renúncia do presidente Paulo Mendes

De acordo com a orientação estatutária, a ocupação da presidência, em caso de renúncia e com vacância na vice-presidência, deve se dar pelo diretor com associação mais antiga na entidade representativa. No caso, a diretora com associação mais antiga é Lara Diniz, que declinou da incumbência em comunicado enviado à ANER. Assim, seguindo ainda a ordem de antiguidade associativa, Jailson Marques, especialista em regulação da ANS, foi o indicado e aceitou a missão. A indicação foi acatada pela Diretoria, que também teria a prerrogativa de escolher qualquer outro nome, a ser aprovado por maioria dos diretores.

 

“A construção de uma carreira é uma ação coletiva, da qual procurei participar desde que assumi meu cargo na ANVISA, em 2005”.

Com essa frase inicial, o presidente da ANER – Paulo Mendes, apresentou sua carta de renúncia à Diretoria. Convidado a participar da gestão do Governo Federal, em cargo importante para a valorização das Carreiras das ARs, em seu texto Mendes relembrou um pouco de sua jornada à frente da ANER, que este ano completa 10 anos de existência.

“Participo da ANER desde 2005, como diretor de comunicação num mandato inicial de um ano, quando preparamos as eleições da primeira Diretoria, após empossados os primeiros concursados nas ARs. Eleito como presidente em 2006, estive à frente da mobilização que resultou na criação da GDATR para os cargos de Analistas e Técnicos Administrativos, além de ampliar a GDAR, antes exclusiva aos Especialistas, para os Técnicos em Regulação. Em 2008, tive a honra de assinar o Acordo Coletivo que deu reajustes entre 85% e 120% para todas as Carreiras do Quadro Efetivo.

De 2008 a 2010 fui conselheiro fiscal e, em 2010, voltei à frente da ANER. Apesar das dificuldades jurídicas e negociais da época, construímos forte base de atuação no Congresso Nacional e no apoio aos Associados em questões de assédio moral, tentativas de precarização dos quadros das ARs, no fortalecimento dos concursos públicos paras as Agências e na articulação política, técnica e jurídica, pela autonomia dos Servidores Efetivos.

2012 foi um ano difícil, no qual todas as Carreiras Típicas de Estado fecharam acordo salarial com o Governo Federal, com a reposição dos 15,8% em três anos e nós, por não nos ter sido permitido o assento na Mesa de Negociação, ficamos sem nada.

Em meio a esse conturbado cenário, fui reeleito para mais um mandato de três anos. Hoje, a consolidação da ANER como Associação que congrega pessoas, profissionais, ocupantes de Cargos Efetivos das Agências Reguladoras Federais, muito me orgulha. Somos poucos, se considerado o universo de Servidores Efetivos. Mas, conscientes de nosso papel dentro de cada uma das Agências e junto à sociedade. E permanece a  luta  pelo  fortalecimento  e representatividade do Quadro Efetivo, todas as ações para esse objetivo continuam em curso mais fortalecidas.

Esta não é uma saída, mas sim um afastamento legal e necessário. Permanecerei acompanhando as atividades e, sobretudo, acreditando que podemos ser mais e seremos – mais respeitados, mais valorizados e mais bem remunerados! .

Tamu Juntos!!!!”

INSTITUCIONAL