Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Justiça reconhece mestrado de servidora para promoção funcional em ação movida pela UnaReg

Há 1 ano

Há 1 ano

Autor:UnaReg
Fonte: UnaReg

Ouvir texto

Parar

A UnaReg venceu mais uma ação em favor dos associados por meio da sua Assessoria Jurídica, representada pelo escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados. O juízo da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal reconheceu o direito de servidora pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de computar o título de mestre obtido antes de seu ingresso no cargo para fins de promoção/progressão na carreira. Além disso, a agência foi condenada a pagar as diferenças remuneratórias decorrentes da promoção/progressão na carreira, respeitada a prescrição quinquenal.

Na ação, o advogado João Marcos Fonseca de Melo ressaltou a ilegalidade de se restringir a utilização do tempo de experiência profissional e de títulos acadêmicos adquiridos anteriormente, tendo em vista a inexistência de tal limitação na Lei nº 10.871/04 e no Decreto nº 6.530/08. Melo também destacou não haver qualquer autorização legal que possibilite à Administração Pública este tipo de restrição.

O advogado defendeu ainda a aplicação da Lei nº 10.871/04 e do Decreto nº 6.530/08, que preconizam que os títulos e o tempo de experiência exigidos para fins de promoção na carreira são aqueles em que o servidor, respectivamente, adquiriu conhecimentos e exerceu atividades que estejam “no campo específico de atuação da respectiva carreira”, o que permite concluir que abrange os títulos e o tempo de experiência adquiridos a qualquer tempo (antes ou depois do ingresso no cargo público) e independente de utilização deles para pontuar em fase de concurso público.