Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Ministra Esther Dweck pede alteração no PLDO para viabilizar reajuste de benefícios

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

A ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, encaminhou ofício à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Senado Federal solicitando alterações no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024.

O objetivo das mudanças é possibilitar que o Governo Federal fique autorizado a conceder reajuste em percentual maior que ao da inflação do período anterior nos auxílios alimentação e pré-escolar para 2024.

A expectativa das entidades associativas é que o Governo federal reduza a diferença ou até iguale o valor dos benefícios do executivo aos demais poderes.

Entre as justificativas do pedido de alteração, o documento destaca: “há que se considerar que os benefícios de auxílio-alimentação e de assistência pré-escolar não foram objetos de reajuste desde o ano de 2016, no âmbito do Poder Executivo federal. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023 permitiu o reajuste pela variação acumulada do IPCA desde a última revisão, que corresponderia ao percentual de 43,6% (considerado o período de fevereiro/2016 a fevereiro/2023)”.

O ofício também ressalta que, mesmo após a revisão do valor do o auxílio-alimentação ocorrida este ano e paga a partir de maio – cujo ajuste do auxílio-alimentação foi de R$ 458 reais para R$ 658 reais –, o valor recebido pelo do servidor do Poder Executivo federal corresponde a menos da metade do valor do mesmo benefício no âmbito do Poder Legislativo federal. Além disso, lembra a ministra, o benefício da assistência pré-escolar segue sem ser reajustado.

Confira aqui a íntegra do ofício.

Leia também:

Em reunião, secretário Paulo Bijos levanta possibilidades para reajustes em 2024