Nota de repúdio às declarações do ministro da Economia

UnaReg

A UnaReg repudia veementemente as recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, em mensagens enviadas aos demais ministros do governo Bolsonaro. Segundo reportagem publicada pela Folha de São Paulo, o ministro comparou um eventual reajuste aos servidores à tragédia na barragem da Vale, na cidade de Brumadinho (MG), que ceifou centenas de vidas e causou enormes prejuízos ao meio ambiente e à economia das cidades próximas à barragem. Ainda segundo a publicação, o ministro Guedes afirmou que a concessão de reajustes salariais aos servidores causaria a volta da inflação.

Ao ler a matéria da Folha, nos perguntamos, estupefatos, em que mundo de "faz de conta" vive Paulo Guedes. A maior parte dos servidores públicos federais estão sem reajustes há mais de 5 anos e a inflação oficial acumulada, somente no atual governo, se aproxima dos 20%. Neste mesmo período, a cotação do dólar americano variou em 51,66%, o que, aliás, é excelente para quem tem contas milionárias em offshores no exterior. Então, colocar a culpa dos problemas econômicos nos servidores públicos, além de ser injusto, soa como demagogia e desculpa para não assumir a responsabilidade pela correta condução da política econômica.

Se levarmos em conta a analogia utilizada pelo ministro da Economia e os reajustes salariais aos servidores civis, seriam pequenos vazamentos que fariam estourar a barragem da economia brasileira. Gostaríamos de perguntar ao Guedes como ele classifica o Fundo Eleitoral no valor de 5,7 bilhões e 16,2 bilhões de orçamento secreto, além de outros gastos questionáveis do governo federal, como altos gastos com passeios no exterior de enormes comitivas presidenciais.

Os servidores das agências reguladoras têm trabalhado constantemente pela melhora na economia e, alguns deles, atuaram desde o início da pandemia na linha de frente em portos, aeroportos e rodovias, arriscando sua própria saúde e de seus entes queridos para o bem da população brasileira. O que dizer, então, dos servidores da ANVISA que, além de atuarem na linha de frente, tiveram uma atuação primordial para garantir que tivéssemos acesso a vacinas e medicamentos para o combate da COVID-19.

Além disso, servidores de outras agências como ANATEL, ANTT e ANAC têm trabalhado em projetos importantes como a licitação do 5G e a concessão de aeroportos e rodovias, projetos esses que mais do que aumentarem a arrecadação, no longo prazo, contribuirão muito para o crescimento da economia brasileira.

Por tudo isso, exigimos respeito e repudiamos essas tentativas vis de culpar os  servidores públicos pelos problemas na economia do país.