Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Nota de Repúdio da UnaReg ao Posicionamento do Governo Federal em Relação à ANEEL

Há 2 meses

Há 2 meses


Ouvir texto

Parar

A UnaReg vem a público manifestar seu repúdio às recentes declarações do Ministro Alexandre Silveira federal que atacam a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Tais declarações desconsideram o papel fundamental que a ANEEL desempenha na regulação e desenvolvimento do setor elétrico, essencial para o progresso econômico e social do Brasil.

Desde sua criação, há 27 anos, a ANEEL tem se dedicado a cumprir sua missão institucional de forma autônoma, conforme garantido por lei. A agência tem sido um pilar de estabilidade regulatória, respeito aos contratos, transparência e robustez técnica e jurídica, elementos que foram cruciais para atrair mais de R$ 1 trilhão em investimentos no setor elétrico.

A ANEEL opera sob o controle externo do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, e sempre buscou atuar em conformidade com as políticas e diretrizes do Governo Federal e do Congresso Nacional. A agência tem sido diligente em suas funções, mesmo diante de desafios significativos, como a escassez de recursos humanos e cortes orçamentários que comprometem suas operações.

É inaceitável que o governo federal ignore a importância da ANEEL e a sua contribuição para o desenvolvimento do país. Ataques infundados à agência não apenas desrespeitam seu histórico de realizações, mas também ameaçam a continuidade de um serviço essencial à população.

A UnaReg reitera seu apoio aos servidores da Aneel e defende a valorização da agência e de seus servidores, que têm trabalhado incansavelmente para garantir o equilíbrio e a eficiência do setor elétrico brasileiro.