Por insuficiência de dados, Anvisa não aprova vacina Sputnik V

UnaReg

[]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta terça-feira (27/4), que a vacina russa Sputnik V não está autorizada para uso em território brasileiro. A decisão foi unânime entre a Diretoria Colegiada da agência. Segundo a autarquia, a importação do imunizante não foi autorizada ausência ou insuficiência de dados de controle de qualidade, segurança e eficácia.

Fizeram parte da equipe de avaliação da vacina os técnicos das gerência-gerais de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). Também participaram do levantamento de informações a Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados (GGPAF) e a Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte).

Até o momento, no Brasil, apenas duas vacinas já obtiveram o registro definitivo da Anvisa: a da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford. A CoronaVac, que já é aplicada na população e produzida pelo Instituto Butantan, tem autorização para uso emergencial. Recentemente, também foi aprovado, em caráter emergencial, o uso da vacina da vacina Janssen, produzida pelo grupo Johnson & Johnson. No entanto, o imunizante só deve chegar no país a partir de novembro.