Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Reforma Administrativa impacta novos servidores

Há 4 anos

Fonte: UnaReg

Ouvir texto

Parar

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que altera as regras para o funcionalismo público e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O texto é de autoria do Executivo e deve valer apenas para os futuros servidores. Para os atuais, as regras não serão alteradas.

Com a medida, a União pretende reduzir gastos com pessoal, criar novas formas remuneração e de contratação (concurso público e seleção simplificada), acabar com o Regime Jurídico Único, proibir progressões e promoções exclusivamente por tempo de serviço, reduzir o número de carreiras no funcionalismo, além de flexibilizar as regras de estabilidade e permitir o acúmulo de cargos no serviço público, exceto para atividades típicas de Estado. Sendo aprovada, a PEC vai alterar 27 trechos da Constituição Federal e incluir de 87 novos.

As mudanças são amplas e estruturais e devem ocorrer em três etapas: Fase 1: Novo regime de vínculos e modernização organizacional da administração pública, por meio de PEC; Fase 2: PLP e PL de gestão de desempenho, PL de consolidação de cargos, funções e gratificações, PL de Diretrizes de carreiras, PL de modernização das formas de trabalho, PL de arranjos institucionais e PL de ajustes no estatuto do servidor; e Fase 3: PLP do Novo Serviço Público - novo marco regulatório das carreiras, governança remuneratória e direitos e deveres do novo serviço público.

Diversas entidades que representam as carreiras dos servidores públicos têm realizado debates a fim de esclarecer e aprofundar as discussões sobre as mudanças propostas pelo governo federal. A expectativa é sejam apresentadas emendas ao texto para minimizar impactos negativos e aperfeiçoar o texto.

Tramitação da PEC

O texto da Reforma Administrativa precisa ser analisado e aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, antes de virar lei. Nas duas Casas, depende de 2/3 de votos favoráveis, em dois turnos de votação.

A diretoria da UnaReg está atenta às discussões da proposta e vai levar o tema para debate entre os associados, visando definir pontos de interessa da carreira.

Arte: Thiago Fagundes/Agência Câmara

Com informações da Agência Câmara.