Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

UnaReg classifica como absurda decisão que afastou o presidente do Conselho da Petrobras

Há 3 meses

Há 3 meses


Ouvir texto

Parar

Os servidores públicos de carreira concursados não podem ser perseguidos como se fosse algo ruim para o Brasil ocuparem postos chave na administração pública federal e em Estatais.

O especialista em regulação da ANP, Pietro Mendes, concursado desde 2006 e cedido desde 2020 para administração direta possui quase 18 anos de experiência no setor, doutorado e pós-doutorado na área.

Desde que foi indicado pela União e eleito na Assembleia de acionistas como presidente do Conselho de Administração da Petrobras vem sendo alvo de ataques por um suposto conflito de interesses por ser servidor concursado. Enquanto os holofotes se voltam contra os servidores públicos, quase nada é feito para reduzir o conflito de interesses privados.

No conselho da Petrobras, existem conselheiros indicados pelo mercado que atuam em empresas concorrentes da Companhia, minoritários que são acionistas com posições relevantes que votam para receber dividendos que vão para sua conta e há uma exploração abusiva da mídia sobre os servidores públicos.

A proteção do Estado brasileiro exige o reconhecimento da importância dos servidores públicos e de que ocupem posições estratégicas para assegurar que o interesse público está sendo atendido.