Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

UnaReg debate pautas importantes para servidores no Fonacate

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

O presidente da UnaReg, Elson da Silva, participou de mais uma assembleia do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na última terça-feira (9/05). Durante a reunião, os representantes das entidades debateram ações alternativas para defender os interesses do funcionalismo público em relação à PEC 32/2020 da Reforma Administrativa.

Inicialmente, foi sugerido que o fórum encaminhasse ao governo uma versão de proposta para uma reforma mais aceitável, porém as entidades consideraram que poderia haver riscos de perdas de direitos. Dessa forma, o Fonacate solicitará ao Governo Federal que qualquer proposta de Reforma Administrativa seja debatida na Mesa Nacional de Negociação Permanente antes do envio ao Congresso Nacional.

Outro assunto discutido foi a regulamentação da negociação coletiva e do direito de greve no serviço público. Neste ponto, ficou definido que as entidades vão estudar os projetos que estão em andamento no parlamento sobre o assunto para apresentar uma proposta viável ao governo.

Em relação às Emendas à Constituição (EC) 113 e 114 - que estabelecem o novo regime de pagamentos de precatórios -, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, fez um relato sobre a reunião realizada com a Advocacia Geral da União (AGU) que tratou do tema. Segundo ele, o fórum alertou mais uma vez sobre o risco de aumento do passivo da União com os precatórios não pagos no prazo, prejudicando servidores e cidadãos que têm precatórios a receber, além do aumento exponencial da dívida pública.

Ainda na pauta da reunião, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/2021 do Poder Executivo que transforma o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no gestor único do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, abrangendo servidores civis dos órgãos, entidades, autarquias e fundações dos três Poderes e membros da magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas.

Com relação ao PLP, o presidente da UnaReg explica que, atualmente, o Decreto nº 10620/2021 estabelece o INSS como responsável apenas pela previdência das autarquias, sendo o Ministério da Gestão encarregado dos demais órgãos da administração direta.

“Entendemos que a Constituição Federal define que haja um órgão gestor único do Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos em cada ente federativo. Neste sentido, o decreto é inconstitucional já que prevê dois órgãos gestores distintos (um para a administração direta e outro para a indireta). Por este motivo, consideramos que ele seja revogado e uma nova alternativa apresentada pelo governo”, destaca Silva.

Sobre este tema, ficou definido que o fórum vai se reunir com o relator do projeto, deputado Rogério Correia (PT/MG), para apresentar uma alternativa ao PLP que não seja lesiva aos servidores públicos.