Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

UnaReg inicia articulações no Congresso

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

Brasília, 15 de fevereiro


Na manhã desta quarta (15), a UnaReg, representada pelo presidente Elson Silva, deu início às rodadas de conversas com parlamentares no Congresso, ao se reunir com o deputado Pedro Lucas Fernandes, do União Brasil (MA). A estratégia visa aproximar cada vez mais a temática regulação das pautas importantes do Parlamento.

Para estabelecer quais deputados e senadores devem ser priorizados nessa estratégia, a UnaReg faz um mapeamento prévio que identifica os parlamentares que possuem maior conhecimento da temática. "A conversa com o deputado Pedro Lucas foi muito proveitosa justamente porque ele já tem uma aproximação com o tema, o que qualifica o debate e torna mais ágil as possibilidades de encaminhamento", afirmou o presidente Elson Silva.

O deputado Pedro Lucas foi autor do PL 1611/2012, que altera a lei para definir que o rol apresentado pela Agência Nacional de Saúde é exemplificativo para todos os efeitos legais. Já no PL 1539/2015, que estabelece a obrigatoriedade de realização de análise de impacto regulatório pelas agências reguladoras, o deputado atuou como relator.

Na reunião, a diretoria da UnaReg colocou a entidade à disposição do mandato no fornecimento de informações relativas à atuação das agências reguladoras e pleiteou apoio do deputado em algumas questões consideradas urgentes como, por exemplo, para que se posicione contrário à emenda nº 54, de autoria do deputado Danilo Forte do União Brasil (CE), apresentada no começo do mês à medida provisória 1154 do Governo Federal e que ajude a sensibilizar outros colegas.

"Ao explicar que essa emenda, caso seja aprovada, seria muito prejudicial para a atuação das agências, para o próprio mercado regulado e também para os consumidores, o deputado se mostrou sensível e se prontificou a conversar com o líder do Partido União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento. Essa disposição do parlamentar foi ótima e ajudaremos ele com o máximo possível de informações. O que não podemos permitir é que uma questão como essa seja decidida por meio de emenda. O que precisamos é debater o setor com o Parlamento", enfatizou o presidente.

Situação de precariedade da ANM também foi pauta da reunião

Como tem sido pauta nos últimos dias, por conta da crise humanitária enfrentada em Roraima, a Agência Nacional de Mineração também foi tema da reunião com o deputado Pedro Lucas.

Foi explicado ao deputado que há um efeito dominó que desencadeia diversos problemas no funcionamento da ANM. A falta de recursos materiais e humanos é reflexo dos vetos aplicados pelo ex-presidente Bolsonaro ao projeto de lei de conversão da Medida Provisória 1133, que reestruturava a Agência e equiparava a remuneração dos servidores da ANM com as demais agências.

"Podemos dizer que essa situação precária da ANM é uma das causas para os três desastres que tivemos recentemente, dos rompimentos das barragens de Mariana e de Brumadinho e, agora, da exploração nas terra Yanomami porque a Agência não tem fiscais suficientes para regular toda a atividade mineratória no país. Sobre essa questão, felizmente, o deputado também se mostrou sensível e se colocou à disposição para dialogar com outros colegas", disse Elson.

Além da UnaReg, estiveram presentes na reunião o Superintendente Executivo da ANM, Francisco Freire e a assessora de relações institucionais da ANM, Haifa França.