Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

UnaReg repudia novo Código de Ética da Agência Nacional de Transportes Terrestres que possibilita a censura aos servidores públicos

Há 1 mês

Há 1 mês


Ouvir texto

Parar

A UnaReg repudia publicamente a Res. ANTT 6.047/2024 com seu novo código de ética em que prevê a proibição expressa a seus servidores de "divulgar ou realizar publicações, postagens ou comentários em redes sociais e outras mídias que possam prejudicar a reputação da ANTT, a imagem dos seus agentes públicos ou a percepção da qualidade do trabalho realizado pela Agência".

Tal inovação ofende diretamente o dever do servidor público de representar, sem nenhum temor, contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal, caracterizando-se como grave interdito não só aos direitos e liberdades individuais previstas constitucionalmente, mas à realização do bem público, uma vez que a função pública se integra na vida particular de cada servidor e a excelência da prestação do serviço público encontra-se ancorada na possibilidade de a própria Administração revisar seus atos quando eivados de vício e submeter-se ao controle social amplo.

A prática de censurar os servidores foi tentado no Governo anterior e, felizmente, as Portarias da CGU que permitiam tal prática foram revogadas. Não podemos retroceder.

Assim, a UnaReg se coloca à disposição para tomar as medidas necessárias e apoiar a todos os servidores associados que, neste momento, insurgem-se contra tamanha tentativa arbitrária de restrição de direitos e prejuízo à integridade institucional da Agência Nacional de Transportes Terrestres.