Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Vitória em benefício aos associados UnaReg

Há 5 anos


Ouvir texto

Parar

Segue abaixo trecho da sentença nos autos do processo 0059308-64.2012.4.01.3400, em tramitação na 7a Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.


A Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras – ANER ajuizou ação de conhecimento pelo rito comum, posteriormente convertida em ação civil pública, contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres, para que “seja declarada a nulidade de todos os atos e procedimentos administrativos efetivados pela autarquia ré com o objetivo de ilicitamente restringir o direito dos associados da ANER ao recebimento do Auxílio Transporte” (fl. 19).
(...)
Ante o exposto, acolho os pedidos autorais para:

a) restabelecer o pagamento de auxílio-transporte aos servidores públicos representados pela Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais e vinculados à Agência Nacional de Transportes Terrestres, cuja rubrica tenha sido suspensa pela utilização de veículo próprio, dispensando-lhes a apresentação de bilhetes ou comprovação de gastos, nos termos do art. 2º da Medida Provisória n.º 2.165-36/2001.

b) condenar a Agência Nacional de Transportes Terrestres na obrigação de pagar quantia certa consistente nos valores não prescritos (até 5 anos antes do ajuizamento da ação) dos vales-transportes descontados das folhas de pagamento dos representados desde o acolhimento da Orientação Normativa n.º 4/2011, do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A correção monetária será contada a partir da data de cada supressão do auxílio-transporte e os juros de mora desde a citação da Agência Nacional de Transportes Terrestres, devendo, em todo caso, obedecer aos parâmetros do Manual de Orientação de Procedimentos para os Cálculos da Justiça Federal e a regra para condenações judiciais referentes servidores públicos constante no item de n.º 3.1.1 do Recurso Especial n.º 1.495.146/MG, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.

Processo extinto com resolução de mérito, com fundamento no art. 487, I, do CPC/2015.

Sem condenação em custas ou honorários advocatícios sucumbenciais, na forma do art. 18 da Lei n.º 7.347/1985.

Dispensada a remessa necessária, porquanto o direito coletivo versado nesta ação é de caráter individual homogêneo, nos termos do Recurso Especial n.º 1.374.232/ES, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça, de modo que, sem recurso, arquivem-se os autos com as cautelas de estilo.