8 de março: Dia da Mulher é também um dia de luta

Um dia para relembrar conquistas do passado e refletir sobre os desafios do presente e do futuro

UnaReg

Foto: Reprodução

[]

Neste 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, é um dia para homenagear todas aquelas que protagonizaram grandes histórias e também todas aquelas que enfrentam suas batalhas diariamente, porque a luta contra a opressão, o machismo, a desigualdade de gênero, pelo fim da violência contra as mulheres, por mais direitos e oportunidades é diária.

 Essa luta já teve muitos avanços que precisam ser lembrados, como o direito de cursar faculdade no Brasil (1879), direito ao voto no país (1932), pílula anticoncepcional (1960), criação da Lei Maria da Penha (2006), Lei do Feminicídio (2015), dentre tantos outros.

 Porém, ainda há muito a se conquistar. Nesses tempos em que o mundo enfrenta as crises sanitárias (pandemia), econômica e política, é preciso resistir aos retrocessos impostos às mulheres: são as que mais sofrem demissão e redução salarial, são as principais vítimas de violência no ambiente familiar, muitas abandonam trabalho e educação para se dedicarem aos cuidados dos parentes doentes, idosos e crianças.

 Portanto, neste 8 de março, é preciso que haja uma reflexão sobre a luta das mulheres, que deve ser também de toda a sociedade.

 A UnaReg aproveita a oportunidade para expressar seu apoio a esta luta e parabenizar todas as mulheres, especialmente as servidoras das Agências Reguladoras Federais. Muito já foi feito, mas ainda há muito o que fazer. Que lutemos juntos por uma sociedade mais justa e igualitária.

 Feliz Dia da Mulher!