Entidades debatem índice de reajuste coletivo para a Mesa Nacional de Negociação

UnaReg participou de reunião com o Fonacate e o Fonasefe sobre o tema

[]

A UnaReg participou, nesta terça-feira (27/06), de reunião com os fóruns Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), representada pelo diretor Thiago Botelho.

Na ocasião, as entidades debateram propostas das reivindicações que serão levadas ao Governo Federal na próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação, prevista para ocorrer no dia 11 de julho. 

Com relação à questão remuneratória, discutiu-se qual o índice de reajuste unificado deverá ser apresentado para todas as carreiras. A proposta do Fonasefe é a possibilidade de uma recomposição inflacionária do IPCA desde 2010 - descontados os aumentos concedidos no período, resultando em um pedido de reajuste em torno de 50% para as carreiras que não tiveram aumento de 2015 para cá. Já o Fonacate defende que isso seja aplicado a partir de 2017, com o desconto do aumento de 9% recebido recentemente, o que daria cerca de 30% de reajuste.        

Dessa forma, a UnaReg discutirá junto aos seus filiados como vai se posicionar em relação às propostas dos índices coletivos sugeridos pelos fóruns. “Vale destacar que vamos garantir a defesa das pautas relativas às carreiras das agências reguladoras nas mesas setoriais específicas, como o reajuste diferenciado para contemplar as inconsistências da remuneração dos servidores das agências reguladoras frente às demais carreiras típicas de Estado, dentre outras demandas”, esclarece Botelho.     

 

 

Leia também:

Mesa Nacional de Negociação: reunião define protocolo de funcionamento para a reabertura dos debates

Confira o vídeo do diretor Thiago Botelho com as informações do encontro. Clique AQUI!