Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Especialista defende Anatel como órgão regulador para as plataformas digitais

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

Durante o evento "Tributação e Economia Digital", ocorrido em Roma (Itália) no início deste mês, o professor da Universidade de Frankfurt (Alemanha) Ricardo Campos conversou com a TV Migalhas sobre a necessidade de um órgão regulador para as plataformas digitais.

No vídeo, o especialista destaca o caso da Alemanha, onde o responsável escolhido para esse tipo de atuação foi a agência de telecomunicações do país. "No Brasil, o mais efetivo, com menor custo, seria escolher a Anatel como órgão regulador para as plataformas digitais. Porque já tem uma estrutura, já tem pessoal treinado e você precisaria apenas estender um pouco a competência. Criar uma nova agência é muito perigoso, pois há uma curva de aprendizagem (na atuação) que demanda muito tempo”, afirmou.

Campos é docente nas áreas de proteção de dados, regulação de serviços digitais e direito público na Faculdade de Direito da Goethe Universität Frankfurt am Main (Alemanha), atua como coordenador da área de Direito Digital da OAB Federal/ESA Nacional e diretor do Legal Grounds Institute (LGI).

Na ocasião, o evento abordou temas como legalidade tributária, novas tecnologias, desafios da economia digital, coisa julgada em matéria tributária, criptomoedas, NFTs, dentre outros assuntos.

Mobilização parlamentar - A UnaReg segue trabalhando junto aos parlamentares e já divulgou nota defendendo que seja apresentado no projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/20) - mais conhecido como “PL das Fake News” - o ente regulador que será responsável pelo cumprimento das novas regras. Além disso, a entidade também entende que a Anatel é o órgão que deve regular as redes no país.

A votação do PL foi adiada no início de maio e segue sem data definida para nova apreciação na Câmara dos Deputados.

Confira aqui a íntegra da nota da UnaReg

Veja aqui a matéria da TV Migalhas