Gerente-geral da Anvisa explica processo de aprovação de vacinas

Gustavo Mendes participou de debate virtual promovido pela UnaReg

UnaReg

[]

O trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a importância do trabalho técnico dos servidores das agências reguladoras foram abordados pelo gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) da Anvisa, Gustavo Mendes, em debate virtual realizado, no último dia 23/4, pela UnaReg. Pela Associação, participaram o presidente e vice-presidente da Associação, Elson Silva e Thiago Botelho, respectivamente.

Durante sua apresentação, Gustavo Mendes enfatizou que a regulação de vacinas e medicamentos seguem protocolos e responsabilidades da agência federal e de suas atribuições. Segundo o especialista, baseado nos critérios de avaliação: qualidade, segurança e eficácia, é necessário “saber se os resultados de todas as fases que foram conduzidas em humanos realmente mostram que há segurança para o produto”.

Isso se dá também, e principalmente, na atual situação de enfrentamento à Covid-19. “No contexto da pandemia, a gente viu a necessidade de adaptar uma série de informações, sem abrir mão dos critérios técnicos, mas permitir que a gente pudesse ter acesso mais rápido a produtos”, afirmou.

Além disso, dentre as preocupações da agência, Gustavo Mendes esclarece que o trabalho da agência não termina com a aprovação do uso de um produto. “Depois que a Anvisa aprova, não acabou o trabalho, ainda é necessário acompanhar e monitorar [os resultados]”, pontuou.

Mendes respondeu as dúvidas enviadas pelos internautas e comentou sobre questões levantadas durante o debate, como procedimentos para aprovação de vacinas pela Anvisa, a possibilidade de laboratórios de vacinas veterinárias se adaptarem à produção de vacinas contra a Covid-19 e a situação de matéria-prima para produção no Brasil.

O presidente da Associação, Elson Silva, parabenizou os servidores da Anvisa e sua diretoria colegiada, pois, segundo ele, a agência “fez um trabalho sério para nos proteger da Covid”. No mesmo sentido, Thiago Botelho acrescentou: “a vocês que estão nesse momento de tanta angústia, fazendo o trabalho para ajudar o Brasil todo, fica o nosso muito obrigado”.

Mendes reconheceu a complexidade da situação atual vivida pelos brasileiros, em razão dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “Temos um cenário que é desolador hoje, com muitos casos e muitas mortes. Mas estamos crentes de que em breve teremos novas perspectivas de enfrentamento à pandemia”, disse o gerente-geral.

Para acompanhar todas as informações sobre a atuação da Anvisa durante a pandemia e sobre estudos e medicamentos aprovados pela agência, acesse www.gov.br/anvisa.

Assista ou reveja o vídeo completo com a participação do gerente-geral de Medicamentos da Anvisa.