Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Afastamento de diretores da Aneel ofende a autonomia da agência

Há 4 anos

Fonte: UnaReg

Ouvir texto

Parar

A Diretoria da UnaReg vê com muita preocupação a decisão judicial que determinou o afastamento da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias. A determinação é do juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal no Amapá, atendendo a requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), em decorrência da crise de abastecimento de energia elétrica no estado.

A Associação ressalta que as Agências Reguladoras são entes de Estado e medidas como essa vão de encontro à sua autonomia e ao princípio da regulação independente das ARS. “Se existem erros, tem que ser apurados, como está sendo feito pelo Tribunal de Contas da União e autoridades responsáveis. Despois de apurados, se identificados os erros, aí sim os responsáveis têm que ser punidos”, declara o presidente da UnaReg, Elson Silva.

Também segundo a entidade, neste momento, todos os esforços devem ser no sentido de restabelecer o funcionamento e o pleno do fornecimento de energia elétrica no Amapá. "O afastamento de toda a diretoria pode comprometer o funcionamento da Aneel e, consequentemente, a solução da crise energética no Amapá. Esperamos que seja garantido o pleno funcionamento da agência, de forma a garantir o retorno à normalidade da prestação dos serviços no estado do Amapá”, acrescenta Elson Silva.

A UnaReg concorda com o posicionamento da Aneel ao declarar que a decisão da Justiça prejudica os trabalhos, principalmente num momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento pleno do fornecimento de energia no Amapá.