Concurso Público: vagas autorizadas são insuficientes para recompor a força de trabalho nas agências
Ouvir texto
Parar
Nesta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a liberação de mais 2.480 vagas a serem preenchidas com a realização de concursos públicos para cargos efetivos no Governo Federal. Somado aos outros concursos liberados anteriormente, o número resulta em um total de 8.360 vagas abertas em 2023.
A UnaReg reconhece o empenho do ministério em atender as reivindicações das entidades com o oferecimento das vagas. Porém, ressaltamos que as oportunidades abertas ainda são insuficientes para recompor a força de trabalho nas agências reguladoras.
Além disso, destacamos que todos os cargos sofrem com carência de pessoal nas autarquias e foram previstas apenas vagas para Especialistas. A prestação de um bom serviço público e o atendimento aos anseios da sociedade junto aos mercados regulados requer que todas as atividades realizadas pelos diversos servidores, tanto nas áreas de Fiscalização quanto nas de Gestão e Governança, sejam bem realizadas.
Nesse sentido, entendemos que o provimento dos cargos de Técnicos em Regulação, Analistas e Técnicos Administrativos são igualmente essenciais para o bom funcionamento das agências reguladoras, assim como foi defendido pelos seus diversos dirigentes. Consequentemente, o atendimento de apenas parte da demanda, focado apenas no cargo de Especialistas em Regulação, é insuficiente para uma resposta eficiente ao interesse público.
Diretoria UnaReg