Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Mais uma vitória do jurídico da UnaReg!

Há 7 meses

Há 7 meses


Ouvir texto

Parar

Há poucos dias, uma servidora e associada obteve uma bela vitória na Justiça ao ser assistida pelo escritório Fonseca de Melo & Britto, que atende nossos associados na UnaReg.

A servidora desejava ter seu título de mestrado adquirido antes da posse no cargo, para fins de promoção e reposicionamento na carreira. A ação, movida pela servidora, visava também o pagamento das diferenças remuneratórias decorrentes da promoção.

A servidora alegou que preenchia todos os requisitos para a promoção à Classe Especial, de acordo com a Lei n° 10.871/2004 que regulamenta a carreira. Também foi argumentado que a norma legal não fazia menção à necessidade de obtenção do título de mestre após a posse no cargo público, já que o título da autora foi, inclusive, pontuado na fase de avaliação de títulos.

O magistrado responsável pelo caso concordou com os argumentos apresentados pela parte autora, ressaltando que a exigência administrativa de obtenção do título após a posse não tinha respaldo legal. Além disso, destacou o princípio da legalidade estrita ao qual a Administração Pública está submetida, enfatizando que se a lei não exige o requisito, o gestor não pode exigir, sob pena de afronta à legalidade.

Assim, a decisão julgou procedente o pedido inicial, condenando a parte ré a reconhecer o título de mestrado do autor para fins de promoção à Classe Especial, a partir de 18/12/2019 (quando passou a contar com 12 anos de experiência na área específica da carreira). A sentença também determinou o pagamento das diferenças remuneratórias decorrentes do reposicionamento, incluindo gratificação natalina e adicional de 1/3 de férias.


Com informações do escritório Fonseca de Melo & Britto*