19 de junho: Homenagem pelo Dia do Cinema Brasileiro

UnaReg parabeniza a cultura nacional e lembra que Estado deve incentivar e fomentar o setor

UnaReg

[]

O cinema do Brasil merece reconhecimento por sua evolução no decorrer do tempo e a partir de obras representativas, que atingem diariamente a vida dos brasileiros. E a arte é para ser comemorada!

A Unareg aproveita a ocasião para parabenizar todos os profissionais do cinema e do audiovisual pelo seu trabalho ao longo da história e pela produção cinematográfica do país.

Destacamos também o importante trabalho da Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão responsável por regular, fiscalizar e fomentar o mercado do cinema e do audiovisual no país. Instituição essa que, lamentavelmente, junto ao setor cultural, tem sofrido uma desidratação e esvaziamento.

É importante lembrar que o acesso à cultura é um direito Constitucional, previsto no artigo 215 da CF 1988: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Assim, muito além de ser uma agenda de governo, o incentivo à cultura do país, e aqui entra o cinema nacional, é um dever de Estado.

Que esta data, tão importante, também sirva para este alerta.

Viva a arte! Viva os profissionais do cinema brasileiro!