O presidente da ANER fala à  Folha Dirigida sobre a importância da autonomia para as Agências Reguladoras

[]

O presidente da ANER, Thiago Botelho, falou ao jornal Folha Dirigida e destacou a importância da autonomia das agências reguladoras como elemento fundamental para boa execução das atividades.  Além disso, a autonomia financeira facilitará a gestão do quadro de pessoal, com a abertura de novos concursos para completar o quadro funcional existente. A entrevista traz uma série de reflexões sobre o papel das agências e a situação em que se encontram na atual conjuntura nacional.

 

De acordo com o presidente da associação à s agências são essenciais para o desenvolvimento do país, uma vez que são responsáveis pela normatização e fiscalização de diferentes mercados e que essas sofrem com a dificuldade de compatibilizar os seus quadros com o crescimento dos setores em que atuam. “Uma vez que a agência tiver a autonomia de definir o seu orçamento, poderá se planejar para fazer as contratações de acordo com a realidade discutida no Congresso Nacional. Facilita o processo”, afirmou Botelho.

 

Assuntos como políticas públicas de esvaziamento e retirada da autonomia das agências reguladoras, a atuação da ANER em defesa dos servidores, o Projeto de Lei nº 4708/16, o andamento dos projetos que tratam de autonomia das agências no legislativo, o problema da terceirização na Ancine, seleção de pessoal para composição de direção das agências, a deficiência no quadro de pessoal e a abertura de novos concursos para todas as agências foram assuntos tratados na entrevista.


Clique aqui e confira entrevista.