Por força da decisão transitada em julgado nos autos do Processo nº 0077000-45.2009.5.10.0006, em 24 de outubro de 2011, o SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS NACIONAIS DE REGULAÇÃO - SINAGÊNCIAS foi reconhecido como ÚNICA entidade sindical com poderes de representação da categoria dos servidores das agências reguladoras federais, independentemente de seu regime funcional.

Unareg

Pietro Mendes é indicado para presidir Conselho de Administração da Petrobras

Há 1 ano

Há 1 ano


Ouvir texto

Parar

O Ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o servidor de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Pietro Mendes, que está cedido desde novembro de 2020, atualmente ocupando o cargo de Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da pasta.

Pietro Mendes foi Diretor de Assuntos Jurídicos da UnaReg, tendo atuado na defesa dos servidores públicos e na coordenação das ações judiciais da Associação de agosto de 2015 até fevereiro de 2018.

Além disso, possui experiência em cargos gerenciais, tendo sido assessor do Diretor-Geral e de Superintendente-Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, Diretor de Biocombustíveis e Secretário-Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME com mais de 16 (dezesseis) anos de experiência no setor.

Também possui qualificações acadêmicas, tendo sido orientador de teses de doutorado no setor, com doutorado em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ, pós-doutorado na Beddie School of Business da Simon Fraser University, duas especializações uma na COPPE-UFRJ em petróleo e gás e outra na FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, além de duas graduações uma em química e outra em direito.

O servidor também possui experiência em estatais, tendo sido Gerente de Relações Institucionais e Cidadania da Empresa de Planejamento e Logistica S.A. (EPL) e Assessor Especial da Infra S.A., empresa criada pela incorporação da EPL pela VALEC, tendo atuado no processo de incorporação.

Por esses motivos, a UnaReg acredita que o servidor possui todas as condições para cumprir suas funções como presidente do Conselho de Administração da Petrobras.